Perguntas Frequentes

Não. Há CAPS especializados em crianças e adolescentes. Para saber o mais próximo de sua residência, acesse o site da Prefeitura.

Ao longo da vida, as pessoas passam por muitas situações difíceis – que podem gerar sofrimento – mas são superadas. Por vezes, porém, estas situações geram alterações importantes e persistentes na vida das pessoas, como:

  • Mudanças repentinas de comportamento;
  • Dificuldade de se organizar para as tarefas diárias e para o trabalho;
  • Falhas no cuidado de si mesmo.

Estas alterações podem estar relacionadas à presença do que chamamos de um transtorno mental grave. É importante saber que muitas vezes a gravidade do problema dificulta que a pessoa peça ajuda ou consiga explicar o que está acontecendo.

Verificar junto à sua Unidade Básica de Saúde ou Equipe de Saúde da Família que atende à sua região, para saber aonde a sua necessidade será melhor atendida.

Vindo ao serviço pessoalmente, você será acolhido por uma equipe, que discutirá as suas necessidades e o melhor local de tratamento dentro do SUS, ou seja, se continuará a ser acompanhado no serviço, ou se será encaminhado para outro serviço, sempre o mais perto possível da região do usuário.

O usuário constrói junto aos profissionais que o atendem e sua família um projeto terapêutico singular, que leva em conta suas necessidades, suas potencialidades, e as possibilidades do serviço e da rede.

Passa a existir, então, um acordo sobre a frequência que o usuário virá, as atividades nas quais participará, quem serão suas referências etc.

O CAPS também considera a participação de familiares, amigos e outros cuidadores muito importante. Por isso, são realizados grupos semanais e mensais abertos a todos esses, além de grupos terapêuticos menores, fechados.

Não há estacionamento para usuários e familiares.

 

Ressaltamos que é proibida a cobrança por qualquer procedimento realizado no CAPS.

O atendimento é 100% gratuito.